A famosa Toyota Hilux agora tem uma versão totalmente elétrica, com início da produção previsto para o ano que vem. A montadora também anunciou que está desenvolvendo uma picape movida a célula de combustível de hidrogênio, com estreia planejada para 2028.
Na versão elétrica, o sistema de propulsão conta com uma bateria de íon-lítio de 59,2 kWh e eixos elétricos dianteiro e traseiro, com torque de 205 Nm na dianteira e 268,6 Nm na traseira. Dados preliminares indicam uma capacidade de carga útil aproximada de 715 kg e capacidade de reboque de 1.600 kg, com uma autonomia de 240 km.
“A introdução da propulsão elétrica por bateria é uma inovação revolucionária para a Hilux, alcançada sem sacrificar a reconhecida qualidade, durabilidade e confiabilidade do modelo”, diz um comunicado.
“Ela mantém a robustez fundamental da construção com chassi de longarinas característica da Hilux e foi projetada para desempenho off-road, incluindo medidas específicas para proteger a bateria contra danos ou entrada de água.”

Em mercados selecionados, a picape estará disponível com o turbodiesel 2,8 litros em forma regular e híbridas leves, combinado com motor a gasolina de 2,7 litros. Não há previsão de lançamento da nova linha no Brasil.
Robusto e ágil
O design exterior da Hilux foi desenvolvido com base no tema “Robusto e Ágil”, com um novo conjunto frontal de faróis unidos por uma barra central que exibe o nome Toyota em estilo clássico.
No modelo BEV, o pacote aerodinâmico dispensa a grade tradicional, mas acrescenta rodas de liga leve exclusivas. A versão tem um novo degrau na caçamba para facilitar o acesso; alguns modelos contam com estribos laterais redesenhados.
Com a nova geração, a Hilux passa a oferecer apenas uma carroceria: a Cabine Dupla. No interior, o console central da picape elétrica apresenta um novo design horizontal, um painel de instrumentos digital personalizável de 12,3 polegadas e uma tela multimídia central sensível ao toque – heranças do novo Toyota Land Cruiser.

Todos os controles de tração nas quatro rodas e de condução off-road estão agrupados centralmente para facilitar a operação; o modelo BEV adota um seletor de marcha eletrônico de ação única, segundo a Toyota. A Hilux está disponível com um carregador sem fio para dispositivos e novas portas USB na parte traseira da cabine.
Os proprietários da Hilux podem acessar diversos serviços usando o aplicativo MyToyota, incluindo localização, nível de combustível e status de carregamento de veículos elétricos, além de análises de condução, como o histórico de viagens.
Facilidade de manobra
Esta é também a primeira Hilux equipada com direção assistida elétrica, que oferece maior facilidade de manobra e menor risco de contragolpe ao dirigir em terrenos irregulares.
O pacote avançado inclui funções novas e aprimoradas, como uma extensão do Toyota Safety Sense para Supressão de Aceleração em Baixa Velocidade, Assistência Proativa à Condução e Sistema de Parada de Emergência. Outras novidades incluem um monitor de ponto cego, assistente de saída segura e uma câmera de monitoramento do motorista.

Já o sistema Multi-Terrain Select é particularmente útil para aprimorar o desempenho off-road. O recurso adapta o veículo a diferentes superfícies através do Monitor Multi-Terrain, auxiliando no posicionamento da picape em condições desafiadoras. Um Monitor de Visão Panorâmica também está disponível para facilitar manobras em vias pavimentadas.
Fonte Olhar Digital


