A edificação centenária se consolida como ponto de encontro na Rua Chile, unindo história e contemporaneidade
Principal equipamento cultural da Rua Chile e símbolo da revitalização do Centro Histórico de Salvador, o Palacete Tirachapéu celebrou recentemente seu primeiro ano de atividades. Nesse período, o espaço reafirmou seu papel como destino para famílias soteropolitanas, destacando-se pela proposta de oferecer ambientes sofisticados e acolhedores, valorizando artistas e aproximando o público de diferentes linguagens.
Ao longo dos últimos doze meses, o Palacete promoveu uma programação diversa — com exposições, apresentações musicais, lançamentos literários e encontros criativos — atraindo baianos e turistas interessados em viver experiências autênticas. O movimento reforça a transformação em curso na Rua Chile, que volta a ocupar seu lugar como ponto de encontro da cultura baiana.
Inserido nas ações de dinamização do Centro Histórico, como o projeto Viver Salvador, o Palacete Tirachapéu foi um dos pioneiros na retomada cultural da região, tornando-se um espaço onde tradição e contemporaneidade convivem de forma orgânica.
“Quando pensamos o Palacete, nosso objetivo foi devolver à cidade um destino que unisse história, arte, gastronomia e entretenimento, possibilitando acesso democrático ao soteropolitano. Este primeiro aniversário celebra uma série de realizações e reforça nossa convicção de quanto o Palacete vem contribuindo para que a Rua Chile esteja cada vez mais viva”, afirma Paulo Marques, sócio-diretor do Palacete Tirachapéu.

Sobre o Palacete Tirachapéu
O Palacete Tirachapéu é um centro cultural enogastronômico que abriga três restaurantes (Pala 7, Preta Tirachapéu e Casaria), um pub (Pub 1549), além da Galeria Usina de Arte e das lojas Acqua Aroma, Chocolat Du Jour e Jamm Cigar. Localizado na Rua Chile — considerada a primeira rua do Brasil — o prédio foi concebido em 1914 pelo arquiteto italiano Rossi Baptista e revitalizado após restauro, transformando-se em elo entre passado e futuro.
O complexo conta ainda com café-teatro para festas e espetáculos, biblioteca, espaços corporativos para eventos e um rooftop de onde é possível apreciar o pôr do sol na Baía de Todos-os-Santos. Com programação contínua e novos projetos previstos, o espaço segue consolidando sua posição como um dos mais relevantes equipamentos culturais da capital baiana.
“Com programação contínua e novos projetos previstos, o espaço segue consolidando sua posição como um dos mais relevantes equipamentos culturais de Salvador.”
Para conhecer a programação completa, horários de visitação e detalhes sobre o espaço, acesse: palacetetirachapeu.com.br



