Aiea anuncia parceria com EUA para combater câncer pediátrico em países pobres

0
7
Aiea anuncia parceria com EUA para combater câncer pediátrico em países pobres


No início desta semana, a Agência Internacional de Energia Atômica, Aiea, firmou uma parceria para combater o câncer em crianças durante um evento em Addis Abeba, capital da Etiópia.

A cooperação da Aiea, a agência nuclear da ONU, com o St. Jude Hospital, entidade especializada em câncer pediátrico, deve levar equipamentos radiológicos e melhorias em sistemas de saúde, a países de baixa e média rendas.

Por anos, 400 milhões de casos em crianças

O acordo, no valor de US$ 4,5 milhões, foi assinado pelo diretor-geral da Aiea, Rafael Mariano Grossi, dentro da iniciativa Raios de Esperança, e pelo presidente e CEO do hospital St. Jude, James R. Downing.

Grossi falou do crescimento do programa como um apoio a tratamentos com radioterapia ao redor do mundo.  A cada ano, 400 mil crianças são diagnosticadas com câncer.

Mesmo que a taxa de sobrevivência ultrapasse 80% em países de renda alta, menos de 30% dos pacientes mirins em nações de rendas baixa e média sobrevivem. E é nessa parte do globo, onde mais de 90% das crianças com câncer vivem.

Diretor-geral da Aiea, Rafael Mariano Grossi

Diretor-geral da Aiea, Rafael Mariano Grossi

Doença causa 10 milhões de mortes

Uma das disparidades é a falta de acesso a exames de ultrassonografia e tomografias computadorizadas. Ambos são vitais para um plano de tratamento e socorro.

Desde 2022, a Aiea está levando mais tecnologia em serviços radiológicos para países pobres.  Essas nações concentram a maior parte das mortes por câncer.

Todos os dias, 2 mil pessoas morrem da doença no mundo. Em 2020, foram notificados mais de 19 milhões de novos casos e 10 milhões de óbitos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, nas próximas duas décadas, esse número deve subir em cerca de 60% para casos e mortes.

Mais de 90 países já aderiram

Mais de 70% dos óbitos ocorrerão em países pobres, que por sua vez, recebem apenas 5% dos recursos para combater o câncer.

No aniversário de três anos da iniciativa Raios de Esperança, da Aiea, a entidade informou que mais de 90 países já participam do programa, que ajudou a modernizar hospitais com novos equipamentos para mamografia e outros testes, lançou centros de radioterapia online, treinamento de pessoal e mobilizou mais de € 90 milhões.

A assinatura do acordo da Aiea com o Hospital St. Jude, cuja sede fica na cidade de Memphis, no estado de Tennessee, ocorreu na Etiópia para celebrar o terceiro aniversário do programa Raios de Esperança, que foi lançado no país africano em 2022.



Fonte ONU

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui