Metapneumovírus: conheça o vírus que circula pela China

Data:

Compartilhar:


OMS ponderou que agente patogênico circula há mais de 60 anos e não pode ser considerado “nova ameaça”

Mulher tossindo e de máscara
OMS alerta para desinformação sobre vírus que circula na China (Imagem: Tomwang112/iStock)

Compartilhe esta matéria

A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu, nesta segunda-feira (6), comunicado com esclarecimentos sobre os casos de um vírus que tem causado infecções respiratórias na China. A atual temporada de inverno no país tem sido marcada por relatos de circulação do metapneumovírus humano, conhecido como Hmpv.

A OMS ponderou que “a escala e a intensidade dos casos permanecem mais baixas do que há um ano”, conforme informaram as autoridades locais de saúde ao escritório do próprio órgão ligado à Organização das Nações Unidas (ONU) na China.

“A agência defende a comunicação transparente e rápida de eventos relevantes para saúde global, mas alerta para risco de desinformação em um mundo tão interligado”, diz a nota. “Especialistas têm afirmado que o Hmpv não é ‘nova ameaça‘ e, sim, uma doença respiratória já conhecida, embora muitas vezes pouco comentada.”

OMS ponderou que “a escala e a intensidade dos casos permanecem mais baixas do que há um ano” (Imagem: olrat/iStock)

O Centro de Controle de Doenças chinês descartou temores de nova pandemia e rebateu o que chamou de rumores sobre hospitais lotados, de acordo com reportagem da BBC.

Leia mais:

O que é o Hmpv, que vem assolando a China?

  • Segundo a OMS, se trata de agente patogênico que circula no mundo há mais de 60 anos, identificado apenas nos anos 2000 “devido à sua lenta taxa de crescimento e sintomas inespecíficos”;
  • O metapneumovírus humano é um vírus respiratório que causa sintomas relativamente leves, como tosse, febre, congestão nasal e respiração ofegante;
  • Em casos graves, o paciente pode desenvolver pneumonia, especialmente crianças, idosos ou pessoas com comorbidades;
  • A transmissão ocorre a partir do contato com gotículas em superfícies ou pessoas contaminadas;
  • Até o momento, não há terapia antiviral específica para tratar o Hmpv, nem vacina para prevenir a doença, de acordo com a OMS.

Assim como aconteceu na pandemia de Covid-19, o principal mecanismo de proteção é usar máscaras em locais fechados e lotados, cobrir a boca ao tossir ou espirrar, lavar as mãos e superfícies com regularidade e evitar sair de casa em caso de sintomas.

Transmissão ocorre a partir do contato com gotículas em superfícies ou pessoas contaminadas (Imagem: Akabei/iStock)


Bruna Barone

Colaboração para o Olhar Digital

Bruna Barone é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital

Rodrigo Mozelli é redator(a) no Olhar Digital




Fonte Olhar Digital

Artigos relacionados