O filme disputava com outros nove indicados: “O Brutalista“, “Um Completo Desconhecido”, “Conclave”, “Duna: Parte Dois”, “Emilia Pérez”, “A Verdadeira Dor”, “Setembro 5”, “A Substância” e “Wicked“.
A cerimônia do Oscar, ápice da temporada de premiações do cinema, acontece no dia 2 de março, em Los Angeles.
‘Ainda Estou Aqui vence o Goya’
O filme “Ainda Estou Aqui” venceu o prêmio Goya de Melhor Filme Ibero-americano na noite deste sábado, 8. O longa foi o primeiro representante brasileiro entre os indicados à premiação na história. A divulgação dos vencedores aconteceu em Granada, na Espanha.
Walter Salles não esteve presente, mas contou com um representante para receber a estatueta: Jorge Drexler, cantor uruguaio que trabalhou com o diretor em “Diários de Motocicleta” (2005, ocasião em que venceu o Oscar de melhor canção original por “Al Otro Lado Del Rio”). Ele leu uma mensagem escrita por Salles, na qual dedica a vitória ao cinema brasileiro, a Eunice Paiva e sua família, Fernanda Montenegro e Fernanda Torres.
“Estou profundamente agradecido à Academia e todos os acadêmicos por essa grande honra. Esse prêmio é muito especial para nós, não só por ser a primeira vez que um filme brasileiro é indicado. É uma grande honra pela admiração que tenho pela cultura ibero-americana como um todo, pela admiração que tenho pelo cinema espanhol e por cineastas que influenciaram minha formação”, constou na mensagem.
Fonte UOL