O Afeganistão enfrenta o segundo dia de apagão geral nas comunicações no país. Segundo agências de notícias internacionais, fontes diplomáticas atribuíram a ordem de corte dos serviços de internet e dados de telefonia móvel ao governo do Talibã.
De acordo com o serviço Netblocks, uma organização de monitoramento da internet global, são mais de 24 horas de apagão nacional da internet, isolando os moradores do resto do mundo. O atual nível de conectividade está entre 0% e 1%, do registrado nos últimos cinco dias.
Moradores confirmaram para a Reuters a falta de conectividade. A agência de notícias também reportou um pedido da ONU às autoridades, para que restabeleçam as conexões no país de cerca de 43 milhões de habitantes.
Serviços de monitoramento aéreo mostram que diversos voos chegando ou saindo de Cabul foram cancelados.
Um canal de televisão em Cabul informou que a interrupção nacional está criando sérios desafios para o cotidiano das pessoas.
Casas de câmbio e serviços de transferência de dinheiro não funcionam e estudantes não estão conseguindo realizar aulas online.
O embaixador do Paquistão, por exemplo, confirmou que a emissão de vistos foi suspensa por causa da interrupção dos serviços de internet.
O Afeganistão vem enfrentando uma crise ainda mais severa neste mês, após os terremotos que mataram mais de 2,2 mil pessoas no início de setembro.
Nos últimos meses, o regime Talibã, que voltou ao poder em 2021, também vem fechando escolas, universidades e instalações recreativas e esportivas para mulheres.
Fonte Agência Brasil