O presidente Lula sugeriu ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que o Conselho da Paz – grupo proposto por Trump para negociar conflitos globais – seja limitado a resolver questões da Faixa de Gaza, onde já morreram mais de 70 mil palestinos em ataques de Israel.

A proposta do presidente brasileiro foi feita nesta segunda-feira (26), durante uma ligação telefônica que durou 50 minutos. Na semana passada, o presidente norte-americano confirmou ter convidado o presidente Lula para compor o chamado Conselho da Paz. Na conversa telefônica desta segunda, Lula sugeriu a Trump, inclusive, que um assento do grupo seja reservado para representantes da Palestina.
⏩ Ouça também: Lula critica proposta dos EUA e alerta para enfraquecimento da ONU
No telefonema, Lula também defendeu uma reforma na ONU, Organização das Nações Unidas, com mudanças no Conselho de Segurança da instituição e a inclusão de novos membros permanentes.
Ataque à Venezuela
A questão da Venezuela também foi assunto da conversa. Lula voltou a defender a paz e a estabilidade na região, sobretudo o bem-estar da população venezuelana. Ainda de acordo com o Planalto, os dois presidentes combinaram uma visita do brasileiro à capital dos Estados Unidos, Washington, depois que Lula visitar a Índia e a Coreia do Sul, em fevereiro.
Além disso, Lula reforçou a sugestão de fortalecer a cooperação entre os dois países no combate ao crime organizado, com parceria na repressão à “lavagem de dinheiro e ao tráfico de armas”. O governo informou que essa proposta foi bem recebida por Trump.
Fonte Agência Brasil


