Chefe dos Assuntos Políticos da ONU reitera desafios para apoiar estabilização no Afeganistão

0
4
Chefe dos Assuntos Políticos da ONU reitera desafios para apoiar estabilização no Afeganistão

A subsecretária-geral das Nações Unidas para os Assuntos Políticos e Manutenção da Paz esteve três dias no Afeganistão e revelou preocupação com as restrições impostas às mulheres afegãs.

Rosemary DiCarlo apontou como motivos adicionais de inquietação as limitações ao trabalho de cidadãs nacionais funcionárias da ONU, o acesso das mulheres à educação, ao trabalho e à vida pública e pediu o fim imediato das  barreiras.

Membros do corpo diplomático

Em Cabul, a chefe dos Assuntos Políticos esteve com autoridades de facto e membros do corpo diplomático. Ela também participou de reuniões com mulheres afegãs, representantes da sociedade civil e funcionárias nacionais das Nações Unidas.

DiCarlo incentivou às autoridades de facto a se engajarem plenamente no Processo de Doha e a cumprirem suas obrigações internacionais necessárias para a reintegração do Afeganistão à comunidade internacional. 

media:entermedia_image:88f16ab4-e2cc-4edc-9ca6-7a79946392c9

DiCarlo deixou como recomendação que sejam cumpridas as obrigações internacionais do Afeganistão

Ela também destacou que deve ser permitido o trânsito transfronteiriço da assistência humanitária sem restrições e solicitou o apoio das autoridades de facto nesse sentido.

Situação dos direitos humanos

Com as funcionárias afegãs envolvidas no auxílio à população através da ONU, a representante expressou sua solidariedade pelo trabalho e pela presença na vida pública.

Ela também se reuniu com cidadãs afegãs e representantes da sociedade civil para discutir a situação dos direitos humanos no país asiático.

DiCarlo revelou que por meio do Processo de Doha tem sido discutida a necessidade de um diálogo contínuo entre afegãos, suas autoridades de facto e a comunidade internacional.

O envolvimento ativo nessas negociações de paz, iniciadas em 2011 no Catar, também foi tema do diálogo entre DiCarlo e combatentes Talibã. Ela deixou como recomendação que sejam cumpridas as obrigações internacionais do Afeganistão dando um passo rumo à reintegração à comunidade global.

Com o ministro das Relações Exteriores de facto, Amir Khan Muttaqi, a chefe dos Assuntos Políticos da ONU pediu cooperação com o Talibã para garantir a assistência ininterrupta.

Fonte ONU

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui