ONU celebra Dia Global dos Pais refletindo sobre como preparar pais, mãe e cuidadores

    0
    8
    ONU celebra Dia Global dos Pais refletindo sobre como preparar pais, mãe e cuidadores


    O tema da família tem crescido em importância na comunidade internacional desde a década de 1980.

    Neste ano, o Dia Global dos Pais adotou como tema “Criando os Pais”, no sentido de como preparar alguém para assumir a responsabilidade da maternidade e da paternidade e em termos mais gerais do cuidado das crianças.

    Tarefa grande demais

    Pais e cuidadores precisam de tempo, recursos e apoio para criar os filhos em um ambiente acolhedor e positivo. Para eles, é uma habilidade aprendida.

    A ONU lembra que pais e cuidadores moldam as experiências que constroem o cérebro de seus filhos para um caminho de um desenvolvimento saudável.

    Criar uma criança é uma tarefa grande demais para apenas cuidadores. Eles precisam de apoio.

    O Dia Global dos Pais reconhece que a família tem a responsabilidade primária de nutrir e proteger as crianças.

    Para o desenvolvimento pleno e harmonioso de sua personalidade, as crianças devem crescer em um ambiente familiar e em uma atmosfera de felicidade, amor e compreensão.

    O Unicef apoia famílias com crianças que chegam a Kharkiv

    O Unicef apoia famílias com crianças que chegam a Kharkiv

    Papel centra no bem-estar infantil

    Em 2012, a Assembleia Geral aprovou o Dia Mundial dos Pais celebrando uma oportunidade para homenagear todos os pais por seu “compromisso altruísta com as crianças e seu sacrifício ao longo da vida para nutrir esse relacionamento”.

    Famílias, pais e cuidadores desempenham um papel central no bem-estar e desenvolvimento infantil.

    Eles oferecem identidade, amor, cuidado, provisão e proteção a crianças e adolescentes, bem como segurança e estabilidade econômica.

    Em consonância com o espírito da Convenção sobre os Direitos da Criança, o apoio à família e aos pais é cada vez mais reconhecido como parte importante das políticas sociais nacionais e dos pacotes de investimento social que visam reduzir a pobreza, diminuir a desigualdade e promover o bem-estar positivo dos pais e das crianças.

    Histórias tocantes

    Como parte da comemoração deste ano, o Unicef lançará o Mês da Parentalidade 2025 para destacar a importância de equipar os cuidadores com o conhecimento e as ferramentas de que precisam.

    A campanha, com duração de um mês, apresentará histórias tocantes sobre as alegrias e os desafios da paternidade, compartilhará dicas e recursos práticos para a parentalidade e solicitará maior apoio aos cuidadores por meio de programas de parentalidade.



    Fonte ONU

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui