ONU recebe monumento em memória das vítimas do Genocídio de Srebrenica

0
17
ONU recebe monumento em memória das vítimas do Genocídio de Srebrenica

As Nações Unidas receberam neste 17 de novembro um Memorial em homenagem às vítimas do Genocídio de Srebrenica, que ocorreu em 1995, nos Bálcãs.

O Memorial “Flor de Srebrenica”, no Jardim da ONU, em Nova Iorque, é composto por fileiras de 11 pétalas brancas de mármore branco de Tasos, em torno de um centro de mármore Verde Marin. A iniciativa é parte do 30º aniversário do Genocídio em Srebrenica.

Visitantes e reflexão

A Bósnia-Herzegovina doou o Memorial da Flor de Srebrenica à sede da ONU como parte do Programa de Divulgação sobre o Genocídio de Srebrenica e as Nações Unidas.

As 11 pétalas representam o dia 11 de julho, designado pela Assembleia Geral da ONU como o Dia Internacional de Reflexão e Memória do Genocídio de Srebrenica de 1995.

O branco das pétalas representa a inocência das vítimas e o verde a esperança.

Em julho de 1995, o Exército Sérvio-Bósnio passou a controlar a cidade de Srebrenica, que havia sido declarada uma área segura pela resolução 819 do Conselho de Segurança da ONU.

Os militares sérvios entraram no local e mataram brutalmente homens e meninos, e cerca de 25 mil mulheres, crianças e idosos foram forçados a deixar Srebrenica. A violência tinha como alvo eliminar os muçulmanos bósnios da cidade.

O Memorial Permanente integra o Programa de Divulgação sobre o Genocídio de Srebrenica e as Nações Unidas, incentivando os visitantes à reflexão e à comemoração.

Participaram do evento a vice-secretária-geral da ONU, Amina Mohammed, integrantes da Presidência da Bósnia-Herzegovina e da sociedade civil do país, assim como o conselheiro especial do secretário-geral da ONU para Prevenção do Genocídio, Chaloka Beyani.

Fonte ONU

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui