Afeganistão retoma parcialmente telecomunicações após 2 dias de apagão

0
5
Afeganistão retoma parcialmente telecomunicações após 2 dias de apagão

Após dois dias de apagão nas comunicações, o Afeganistão retoma parcialmente os serviços de telecomunicação no país governado pelo Talibã.

De acordo com o serviço NetBlocks, uma organização de monitoramento da internet global, foram cerca de 48 horas em que a maioria dos 43 milhões de habitantes ficou sem conexão, isolada do resto do mundo.

A restauração da conectividade ainda é parcial, cerca de 56% da capacidade considerada normal.

O apagão ocorre junto com a aplicação, pelo Talibã, de novas regras de moralidade às operadoras de telecomunicação.

O porta-voz do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Stéphane Dujarric, acusou o corte de ser implementado sem explicação pelas autoridades do Talibã, movimento fundamentalista político-militar e nacionalista islâmico.

Segundo Dujarric, o corte atinge a estabilidade econômica, a situação grave de mulheres e meninas afegãs, além dos direitos à liberdade de expressão e de acesso à informação.

Atualmente, a ONU está em missão na capital, Cabul, incluindo assistência às vítimas dos terremotos, que deixaram 2,2 mil mortos no mês passado.

A imprensa local registrou que, durante o apagão, moradores e comerciantes de Cabul relataram aumentos repentinos no preço de produtos básicos, como alimentos e combustível.

Com a retomada, o tráfego aéreo comercial no principal aeroporto do país voltou a funcionar.

O porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid, negou as acusações da imprensa estrangeira, mas não se posicionou sobre a causa do apagão nas comunicações.


Fonte Agência Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui